quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os superpoderes da água

Você sabia que a água é o bem mais precioso que o planeta terra nos deixou de herança? Descubra por que e conheça os superpoderes desse líquido.
NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO mais por água do que qualquer outra coisa e todo o funcionamento do organismo depende dela: a respiração, a circulação, os rins, a desintoxicação, a digestão, enfim, tudo o que é necessário para manter a vida. E quando falta ou existe pouca água no corpo, todo nosso organismo é prejudicado.
PARA ISSO NÃO ACONTECER, devemos ingerir pelo menos oito copos de água diariamente, o que equivale a 2 litros. Beba um ou dois copos ao acordar e antes de dormir e durante o dia tente beber um copão de água a cada hora, mesmo que você não esteja com sede.

O ÚNICO MOMENTO
em que não é indicado beber água é na hora das refeições, já que ela atrapalha a digestão. Beba um copo meia hora antes e outro uma hora após comer. Mas como quase ninguém conta quantos copos de água tomou por dia, a pergunta é: como você vai descobrir se está tomando o suficiente para o corpo? Fácil! Fique de olho no xixi! Se a urina estiver clara, é porque está tudo certinho com o organismo, mas se a cor estiver mais escura, isso pode significar que seu corpo está precisando de mais líquidos.

FIQUE ESPERTA e nem pense em substituir a água potável por suco, refrigerante ou água de coco. A água mineral (como você já aprendeu na escola, é aquele líquido transparente, sem cheiro e sem sabor) é insubstituível para o corpo. Sucos e refrigerantes contêm açúcar e devem ser consumidos com moderação. Já a água de coco é considerada uma bebida isotônica, ou seja, é rica em sais minerais – o que é muito bom para a saúde, porém, seu consumo em excesso pode fazer mal. Então, se você não gosta de água, faça uma forcinha, seu corpo agradece.

MAS NÃO É SÓ INGERIR ÁGUA
e todos os seus problemas vão acabar. Muito pelo contrário, esse é só o primeiro passo para ter uma vida saudável. Ela hidrata o corpo de dentro para fora. Os banhos também ajudam a deixar nossa pele hidratada e de quebra eliminam o cheirinho ruim. A temperatura ideal do banho não pode ser muito fria nem muito quente, senão pode deixar a pele ressecada.

FICA DICA:
para saber se a temperatura da ducha está ideal, repare nos espelhos ou no boxe do banheiro. Se tudo estiver embaçado, é hora de abrir mais a torneira, porque o banho provavelmente está quente demais. A mesma dica vale para lavar o rosto pela manhã para ajudar a despertar e começar o dia com o pé direito!

QUEM DEU AS DICAS foi Sergio Belezza, gerente da Divisão de Tratamento de Águas da Argal Química.

kiss kiss da Lah'

Nenhum comentário:

Postar um comentário