sábado, 22 de janeiro de 2011

Xô cheirinho de suor!

Vantagens do suor O corpo humano tem aproximadamente 75% de água e uma pessoa pode perder, em média, até 0,6 litro de água por dia através do suor. Ou seja, transpirar é supernormal, e até saudável, pois ajuda a expelir toxinas, hidratar a pele e a controlar a temperatura do corpo.
As cores do suor Acredite, algumas pessoas têm suor amarelo, vermelho, azul, cinza e até preto! Estão explicadas as manchas nas roupas e a famosa "pizza"? Isso se chama cromidrose e é supernormal, principalmente na adolescência. De fato, a moda colorful chegou à transpiração.
Como controlar o cê-cê? A melhor solução é usar um bom desodorante ou antitranspirante e abusar dos sabonetes antissépticos. Vale manter as axilas bem limpas, depiladas e fazer uma esfoliação na região semanalmente, para retirar as células mortas. Mas se isso não resolver e a transpiração for intensa, pode ser sinal de um problema conhecido como hiperidrose (que atinge cerca de 1% da população). Para este caso, é recomendável consultar um médico e iniciar um tratamento.
- O suor em si não tem cheiro. A transpiração passa a cheirar mal (o famoso cê-cê) por causa das bactérias do corpo que se alojam no local e se aproveitam do suor para se alimentar.
Saiba escolher Você sabia que existe diferença entre o desodorante e o antitranspirante? O antitranspirante tem a função de minimizar a quantidade de suor e diminuir a chance de proliferação das bactérias, ou seja, do cheirinho ruim. Existe, porém, o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula com o tempo. Já o desodorante não regula a transpiração, mas conta com ingredientes antissépticos que inibem o crescimento de bactérias na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário